Polêmica: pode usar celular no casamento?

Fábrica de Casamentos – Casamento Country – Joelson e Wanesca
21 de maio de 2017
Seguro Casamento
Seguro para Casamentos: Livre-se dos Imprevistos
20 de outubro de 2017

Polêmica: pode usar celular no casamento?

Posso Usar Celular no Casamento?
Compartilhe:
Facebook
Google+
http://caseimeamarrei.com.br/organizar-casamento/polemica-pode-usar-celular-no-casamento/
Twitter
INSTAGRAM

Estamos em um mundo cada vez mais moderno e conectado, até mesmo as cerimônias tradicionais de casamento estão sofrendo com isso. Mas então, pode celular no casamento? Esse assunto é muito polêmico, pois pode ser visto por algumas pessoas como falta de educação dos noivos ou da família tentar controlar a liberdade dos convidados na hora do casamento. Algumas pessoas não conseguem se desconectar em nenhum momento do dia e precisam do celular ligado o tempo inteiro para se manterem calmos, e isso pode até mesmo ser considerado como um tipo de vício para eles.

Muitos pais pensam que o celular, tablets e videogames são essenciais para acalmar os filhos em situações como essa. Para as crianças que têm dificuldades para se acalmar ou ficarem paradas por muito tempo, eventos como casamentos podem ser entediantes e talvez seja uma boa ideia dar algum tipo de eletrônico com o qual eles podem se distrair durante a cerimônia. Além disso, muitas pessoas gostam de registrar todos os momentos nas suas redes sociais, e a cerimônia de casamento não poderia ser diferente, mas essa necessidade de tirar fotos pode acabar atrapalhando as fotos oficiais, e em alguns casos, até estragando esse momento tão esperado pelo casal.

A verdade é que esse momento, independente das mudanças tecnológicas no qual estamos, faz parte de uma tradição muito mais antiga que os celulares e deve ser respeitado. É claro, as tradições sofrem mudanças com o passar do tempo e precisam de certa forma seguir a mudança de tempos, mas algumas coisas ainda se mantém iguais. Afinal, pode usar celular no casamento?

Como pedir educadamente para ninguém usar celular no casamento

No casamento, a tensão entre os noivos e os convidados pode ser forte demais. Afinal, de quem é a festa? Só dos noivos ou também dos convidados? De certa forma é dos dois. Não existe exatamente alguém que está no “poder” e pode mandar ou desmandar no evento, os dois lados precisam ser respeitados.

De forma geral, o melhor seria que os noivos que ficam incomodados com o barulho durante as cerimônias peçam de um modo educado para que os celulares sejam desligados. Veja algumas ideias para avisar os convidados para não usar celular no casamento:

• É possível colocar uma placa delicada do lado de fora da cerimônia avisando aos convidados que os celulares devem ser mantidos no modo silencioso e não tirar fotos.
• Coloque uma tag ou um pequeno texto no convite de casamento pedindo para o celular ficar guardado durante a cerimônia.
• Se você fizer um site de casamento, coloque uma imagem de vários convidados com o celular nas mãos e mostrando como as fotos oficiais ficam feias.
• Compartilhe um vídeo ou uma foto no seu Facebook pessoal pedindo educadamente ou fazendo uma piada para incentivar os convidados a não usarem celular durante a cerimônia.

Legenda: Pinterest

Mensagem da Plaquinha: “Seja Legal! Desligue esse dispositivo. Muitas vezes nos distraímos com todos os novos aparelhos tecnológicos. Sente-se, relaxe e dê ao seu telefone uma pausa. Ainda estará lá amanhã!” 🙂

É exagero pedir para não usar o celular?

Pedir que nenhum eletrônico seja usado pode ser um pouco exagerado. Afinal, qual o problema de uma criança jogar em um tablet enquanto a cerimônia acontece? Ou tirar fotos durante a festa. Apesar de tudo, imagine se um telefone toca bem alto na hora que os votos estão sendo ditos? Isso pode estragar todo o evento que foi o sonho de duas pessoas. Não só o momento vai ser estragado, mas é quase como se aquele momento fosse roubado dos noivos que se esforçaram tanto para fazer a festa, incluindo todo o investimento que fizeram para convidar aquela pessoa que no final fez o celular tocar no auge da emoção, tirando a atenção do momento e além disso, ficando registrado no vídeo de casamento.

Por isso, mesmo que você confie muito no bom senso dos convidados, nunca é demais colocar uma placa delicada, um objeto que não é nem um pouco intrusivo, explicando que seria melhor manter o celular no silencioso ou para vibrar, para evitar qualquer tipo de tragédia, ou de preferência, não usar celular no casamento.

Pinterest

Mensagem do Quadro: Por favor! Desligue câmeras e celulares durante a cerimônia.

Problemas que atrapalham a cerimônia de casamento

1. Retire o flash e evite atrapalhar momentos importantes

O flash dos aparelhos podem incomodar as cenas principais. Por isso, é uma boa ideia pedir aos convidados que desliguem o flash dos aparelhos e se forem tirar fotos que evitem também se colocar no caminho dos profissionais que estarão registrando tudo.

2. Evite sons que estraguem tudo!

O mais importante que se deve evitar não é o uso do aparelho em si, mas sim a ocorrência de sons que possam acabar estragando o momento, e também os convidados que se colocam na frente dos fotógrafos profissionais. O toque do celular, som de jogos, pessoas conversando, tudo isso pode acabar com o momento. Se você for muito ocupado e precisar falar com alguém durante um casamento, se retire e atenda fora do alcance auditivo dos outros convidados, até como forma de respeito aos noivos.

3. Tenha bom senso e respeite!

O assunto de não usar celular no casamento é polêmico, mas temos que confiar no bom senso e também no respeito das pessoas. Se você é um convidado, entenda que aquele é um momento importante para os noivos e, se você for noivo, entenda que aquele momento não é apenas seu, mas de todos que você convidou e também da sua família que gostaria de eternizar esse momento em fotografias. O que mais queremos nesse momento é união e que tudo ocorra bem. Então, respeite os casamentos para qual for convidado e caso o casamento seja o seu, não se leve tão a sério e deixe o sentimento de união falar mais forte.

Gostou desse artigo? Então compartilhe nas suas redes sociais. Especialmente se você for noiva e quiser deixar um recado elegante para os seus convidados usarem seus celulares com moderação.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *