Filme: Prova de Fogo e a Comunicação no Casamento

A comunicação é um item fundamental para um bom casamento. Não só nisso, mas nos relacionamentos em geral. Quando ocorre uma falha na mensagem entre locutor e interlocutor ocorreu um ruído na comunicação e, se não for resolvida, é uma porta para as brigas e desentendimentos.
Dentro do casamento, a arte da comunicação deve superar todos os obstáculos. Um casal precisa de uma comunicação eficaz para que suas necessidades sejam supridas. Quando isso não acontece surgem os ruídos e o casal, que até então entendia as diferenças um do outro, passa a ignorá-las. É como morar com um estranho.

Workshop de Casais

No Workshop de Casais que participei com meu marido, aprendi que existem dois tipos de linguagens entre um homem e uma mulher. A primeira é conhecida como linguagem relacional, aquela baseada nas emoções e nos sentimentos, já a segunda é a linguagem tópica, mais racional e focada. Adivinhe qual é a do homem???
Para os maridos, a linguagem tópica é ideal, pois eles são racionais, não gostam de estabelecer um diálogo muito extenso, são simples e diretos. Já a mulher é mais emocional, quer carinho e amor. É fácil perceber quando isso acontece: enquanto o homem quer chegar em casa e ver a comida na mesa, a mulher quer apenas receber do marido a gentileza necessária para aquecer o casamento.

Filme Prova de Fogo

O filme ‘Prova de Fogo’ ilustra bem esse tipo de comunicação. O bombeiro Caleb Holt, representado pelo ator Cameron, é um herói no trabalho, busca servir, fazer as tarefas com excelência e cuidar das vidas, tanto das que estão em perigo, quanto a de seus colegas de trabalho. Apesar da vida profissional ‘perfeita’, dentro de casa o cenário é bem diferente.
Catherine, Erin Bethea, esposa de Caleb, percebe que seu marido não dá importância à sua vida conjugal, e após sete anos de indiferença, os dois parecem estar a beira de um divórcio. Muitas vezes, quando não preservamos e cuidamos do nosso casamento, as brigas começam a ser insuportáveis e posteriormente ocorre o esfriamento do amor:

 

Bem, será que é fácil resolver esse conflito quando falamos bobagens um para o outro e não sabemos se ainda existe amor? Se você não assistiu o filme, sugiro que assista e veja como Caleb e Catherine reacenderam a chama do seu casamento. Caso tenham sugestões de post, estarei aberta a novidades! Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *