8 dicas de como fazer uma festa de noivado

O noivado é um passo importante para os namorados, pois é a partir daí, que eles tomam a decisão de oficializar o casamento. Cada um tem uma forma diferente de realizá-lo, pode ser uma reunião restrita só aos dois, aos familiares, aos amigos ou mesmo uma grande cerimônia (essa para quem tem muito dinheiro para gastar!!).
Meu noivado foi realizado conforme nossos mentores espirituais na época sugeriram. Como eles tinham muita experiência no assunto, tudo deu certo! Eles sugeriram fazer uma uma festa simples e barata, para não entrarmos endividados no casamento.
O ideal é pedir o aconselhamento de pessoas experientes que podem te indicar o melhor caminho para organizar uma festa de noivado. Abaixo irei listar 8 dicas que segui para realizar o meu noivado:

1) Defina a data do seu noivado:

A data do noivado é muito importante, pois a partir dela você poderá organizar todas as outras coisas relacionadas. Não existe um tempo certo para escolher a data, mas geralmente, o casal o realiza de 1 a 3 anos antes do casamento.

2) Comunique aos pastores que irão participar:

Se você faz parte de alguma igreja, o ideal é anunciar a data escolhida para os pastores ou líderes espirituais que irão abençoar esse momento maravilhoso. Afinal, o casamento é uma dádiva divina e, portanto, temos que orar a Deus para que tudo aconteça de acordo com sua vontade. Mesmo que você não conheça um pastor ou mesmo um padre procure-os para pedir aconselhamento sobre essa etapa a ser percorrida. Aliás, o noivado não é menos importante do que o casamento.

3) Faça a lista de convidados:

 
Na tradição norte-americana, o noivo prefere realizar o noivado a sós e colocar um lindo solitário no dedo de sua amada, ele é um anel que é dado só para a noiva, e, logo depois, comunica aos familiares através da festa de noivado. Em outros casos, a troca de alianças já ocorre na festa de noivado juntamente com a família e os amigos mais próximos. Como essa festa é um momento íntimo para o casal, o ideal é convidar os parentes bem próximos, os futuros padrinhos, que podem ser os melhores amigos do casal.

A festa pode ser organizada para 10 convidados, lembrando que a partir de 30, o ideal é fazer um convite formal, para não esquecer de ninguém. Há aquelas pessoas que se auto convidam, mas sejam delicados e expliquem o contexto da festa de noivado. Se quiser, poderá até falar que os convidará para o casamento.

4) Comece a pesquisar os locais para a festa de noivado:

Existem várias opções de lanchonetes e restaurantes para a realização da sua festa de noivado, mas há noivas que preferem fazer em suas casas e assim, produzir todo o cardápio que será servido no dia. Para sugestão de cardápio, pode-se citar um churrasco ou jantar, fondue, rodízio de crepes e massas, pizzas, salgados, pães de metro, etc. Outra opção é contratar pessoas para prestarem esse serviço.

No meu noivado, escolhi um rodízio de pizza bem em conta! Apenas R$ 19,90 e praticamente fechamos a pizzaria só para nós. Cada convidado pagou o seu, mas servimos bolo e os doces gratuitamente.

5) Compre as alianças:

As alianças são itens que não devem faltar numa cerimônia de noivado. Elas simbolizam o compromisso e a união entre o casal. Geralmente, os noivos compram alianças de prata, inserem a data do noivado e o nome e, posteriormente, compram a de casamento. Mas, se as condições financeiras não estiverem favoráveis, os noivos podem optar por comprar uma única aliança de ouro que já servirá para o casamento.

No dia da festa, a aliança é colocada na mão direita. Como citei, há namorados que utilizam o anel chamado solitário. Ele possui uma pedra no centro e é rodeado por minúsculas pedrinhas. Ele pode ter uma pedra especial como diamante, safira, rubi, etc., e deve ser usado apenas pela noiva. O noivo pode optar por uma mais simples.

6) Convite de Noivado (faça você mesma):

O convite de noivado pode ser simples e menor do que o de casamento. Ele pode ser utilizado para uma festa com mais de 30 convidados. No meu caso, escolhi alguns modelos na internet e pedi para um amigo confeccionar. Se os convidados forem poucos, os noivos poderão realizar o convite por telefone ou eletronicamente. Confira o meu modelo de convite de noivado.

7) Roupa dos Noivos:

A roupa dos noivos irá depender do estilo de cada um. Se a festa escolhida for temática, os noivos podem usar a criatividade e se vestir de acordo com o tema. Mas se for uma festa mais tradicional, um vestido preto, abaixo do joelho, pode ser ótimo. Conhecendo os seus gostos, não importa a roupa que será escolhida!

8) Decoração, Bolos e Doces:

Bolo de Noivado

A festa de noivado pode ser mais descontraída com tema escolhido pelo casal ou mais tradicional. Como eu queria um ambiente bem romântico, coloquei balões de coração ao redor do salão da pizzaria e joguei pétalas de rosas no chão e nas mesas. Os bolos e doces também foram nesse estilo. O meu custou R$ 200,00 juntamente com os docinhos (foto ao lado).

Realmente, procurei fazer algo simples, mas fiz do jeito que eu queria. Saiu tudo perfeito! No início, recepcionamos os convidados e quando todos haviam chegado, abrimos o rodízio. Brincamos e conversamos com todos na mesa, comemos dois pedaços de pizza de frango com catupiry! Depois, quando os pastores e diáconos haviam chegado, começamos a cerimônia. Fizemos os pedidos de casamento para os pais e depois um para o outro. Os nossos líderes espirituais oraram por nós e pela aliança que foi feita.

Bem, resumindo tudo isso, esses foram os passos que segui para organizar a festa do meu noivado. E você, como organizou a sua?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *