Namoro Cristão

Casal de Mãos Dadas
Entende-se por namoro cristão, todo aquele que é baseado nos princípios e atitudes de Cristo e também na Bíblia.
De acordo com a Bispa Lucia Rodovalho em seu livro ‘Felizes para Sempre’, antes de iniciarmos um namoro devemos nos fazer as seguintes perguntas:
  1. Essa pessoa me faz sentir seguro?
  2. Estou a vontade com essa pessoa?
  3. Essa pessoa me coloca para cima?
  4. Quero envelhecer com essa pessoa?
  5. O propósito de vida dela se encaixa com o meu?
  6. Qual o objetivo desse relacionamento?
Quando estava namorando com meu marido, ele sempre costumava me falar sobre uma pregação do Paul Washer, um renomado pregador norte-americano. O vídeo se chama ‘Mulher Virtuosa‘.
Ele sempre me falava que só descobrimos que um homem ou uma mulher nos ama se ele nos faz ficar mais próximos de Deus. Passamos altos e baixos no nosso namoro e essa foi uma das frases que ele me falou que mais me marcaram.
Esse é uma assunto muito sério, porque se uma pessoa te afasta de Deus, ela rouba o melhor que você tem na vida. Se você se conhece, sabe seus princípios, limites e dores, consequentemente, você saberá se poderá ir adiante ou deverá terminar um namoro.
Se tiverem interesse no vídeo, assista-o na integra:

Significado da Palavra Namoro

Namorar, de acordo com o dicionário Barsa significa ‘encantar-se, apaixonar-se, galantear, agradar-se‘. 
Numa definição mais ampla produzida pelo dicionário Sacconi seria ‘a ligação afetiva ou amorosa entre dois seres humanos que desejam se conhecer intimamente‘.
Apesar dessas duas definições existirem, a Bispa nos explica que são formadas de acordo com a concepção humana e não refletem aquilo que Deus pensa sobre isso.

Mas, o que Deus pensa sobre Namoro Cristão?

O termo namorar não é encontrado na Bíblia, mas seus princípios sim! Deus mostra claramente como devemos nos relacionar com uma pessoa.
  1. Adolescentes que namoram devem honrar seus pais e respeitar sua opinião e conselho. (Ef. 6:2)
  2. Os parceiros devem ter e apresentar um relacionamento pessoal e crescente com Deus. E devem verificar se isso acontece também durante o namoro. (2 Co 6:14)
  3. Examine-se a si mesmo. Você tem tido um relacionamento com Deus diariamente? (Mt 6:33) Você depende de Deus para suprir sua necessidade de segurança e amor? Você é um exemplo de cristão quando está com outras pessoas? (1 Tm 4:12).
Primeiramente, o Senhor nos chama para ter um relacionamento completo de amor e compromisso com Ele. Se temos e acreditamos nisso, consequentemente iremos amar o nosso próximo como a nós mesmos, porque sabemos que Deus nos ama.
Um namoro representa uma ligação emocional com uma pessoa. Isso sugere dizer que numa ligação amorosa uma pessoa fica vulnerável e tudo o que o outro tem de bom ou ruim passa para o outro e vice-versa. Ou seja, se um não tiver um relacionamento com Deus, a tendência é os dois ficarem frios nesse relacionamento se nada for mudado.

E ai, como está o seu relacionamento?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *