Noivado, Casamento e Estresse

Olá pessoal, desculpa a demora! Com a correria do dia a dia, tive dificuldades para postar o artigo, mas estou de volta.

O estresse é uma das sensações que atingem noivas e casadas, tanto na preparação do casamento, quanto na expectativa da vida nova. Isso acontece porque existe uma tensão grande na organização, pois é uma nova fase para a vida do casal. 

Nesses momentos, o romance e a paixão são esquecidas, dando espaço para as discussões. A angústia, a irritabilidade e muitos outros sintomas que podem resultar no término do relacionamento. É preciso ter cuidado, pois esse estresse pode evoluir para uma depressão.
Um filme interessante que retrata o sonho de uma noiva se tornando realidade, bem como os desafios a serem enfrentados é o Noivas em Guerra (Bride Wars), de 2009. É uma comédia romântica no qual duas amigas Liv (Kate Hudson) e Emma (Anne Hathaway) decidem se casar em um dos melhores e bonitos locais de Nova York, chamado Hotel Plaza. Desde pequenas tinham este sonho, e depois de 26 anos tiveram a oportunidade de realizá-lo. Mas um erro na data leva as duas a marcarem o casamento para o mesmo dia, causando um conflito entre as duas.

8 Dicas para se livrar do Estresse Pré Casamento

1) Planejem o Casamento e Definam o Orçamento

Essa é uma das etapas mais importantes, pois os noivos verificarão quanto podem gastar para realizar esse sonho. Ficar nervoso nesses momentos é normal, até mesmo porque estão tomando uma decisão séria. Procurem ficar calmos e peçam a Deus sabedoria para resolver as situações. Caso contrário, alguns sinais de estresse poderão perturbar a paz dos noivos como mudanças no corpo (pele, cansaço, peso) e alta irritabilidade. Procure fazer orçamentos e pesquisas para descobrir quanto custa casar!

2) Deleguem Funções

Outra dica interessante para fugir do estresse é dividir quantas funções vocês puderem para amigos e familiares. Comprar flores, pesquisar lojas e endereços de convites, doces e bolos, etc. são tarefas simples que poderão ser realizadas por qualquer pessoa. Mas cuidado para que elas não fiquem dando ‘pitacos’ no casamento. Lembrem-se que vocês são os noivos e irão escolher tudo, claro que aceitarão sugestões, mas não deixem que ninguém os impeça de tomar decisões. Uma dica é contratar um cerimonial para que ele mostre quais os caminhos que devem percorrer até o dia do casamento. Se o orçamento estiver apertado, procurem alguém que já casou ou conhece sobre o assunto e contratem o cerimonial apenas para o dia do casamento.

3) Sejam Positivos

Reclamar ou ficarem chateados com relação as dificuldades ou situações do casamento é estressante. Procurem relaxar e curtir cada passo da organização. Sejam positivos e não deixem de confiar em Deus quando alguma coisa sair fora da linha. Em Noivas em Guerra, as atrizes ficavam furiosas com as situações, que chegavam ao ponto de se vingar uma das outras ou descontar nos amigos e maridos. Que sufoco ein!

4) Façam Exercícios Físicos

Pratiquem exercícios físicos agradáveis e procurem tirar toda tensão no momento em que estiverem se exercitando: andem de bicicleta, dancem, faça yoga, caminhadas, etc. Outra opção é fazer uma massagem ou passar em um spa.

5) Alimentação Saudável

Por causa do tempo e da correria com a organização, os noivos muitas vezes deixam de fazer uma refeição satisfatória ou cuidar da sua saúde. Procurem um nutricionista se sentirem que a alimentação está incorreta, pois se alimentar mal pode contribuir para o estresse. Comam frutas, verduras, legumes. Consumam sucos, barras de cereal, sanduíches naturais ou iogurtes nos intervalos do trabalho. À noite, optem pela comida leve, pois comidas pesadas nesse horário podem tirar o sono.

6) Comunicação entre o Cônjuge e seus Ajudantes

Quando expomos o problema a alguém mais experiente, conseguimos ver como a situação pode ser resolvida e aprendemos a tomar decisões. Isso alivia o estresse! Procure conversar com o cônjuge e os ajudantes para que possam chegar a um acordo. Nesses momentos, a melhor forma de resolver um problema é dialogando.

7) Durma Bem

De quantas horas de sono vocês precisam por dia? Se não sabem, procurem observar o seu relógio biológico! Noites mal dormidas atrapalham a produtividade, a criatividade e o casamento. É importante se disciplinar e não ficar até tarde assistindo TV, no computador ou comendo alimentos que contenham estimulantes ou cafeína.

8) Separem Trabalho de Vida Pessoal

Muitas vezes, acontece de vocês estarem tão preocupados com o casamento que acabam levando situações para o trabalho ou mesmo levar trabalho para casa.

O Grande Dia


O dia do casamento é algo especial. É necessário que ambos relaxem e esqueçam do mundo! Procurem não se estressar no dia. Deixe tudo por conta do cerimonial, pois a equipe foi contratada para organizar o dia do seu casamento. Não permita que pequenos detalhes ofusquem esse dia como padrinhos ou madrinhas que não compareceram, vestido ou terno que rasgou, penteado de cabelo que desmanchou, etc.

Curtam o momento! Caso tenham dicas e sugestões sobre dicas de evitar o estresse pré casamento, comentem o post, pois a sua opinião pode ajudar uma noiva.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *