10 Coisas para Saber Antes de Alugar uma Casa

10-coisas-sobre-aluguelOlá pessoal! Hoje vou contar um pouco da minha experiência com aluguel de imóvel. Já tem um tempinho que procurávamos algo na OLX sobre aluguel econômico em Brasília, mas não tínhamos pretensão de mudar. A maioria dos locais pediam seguro-fiança, cheques, pagamento antecipado, dentre outros requisitos e outras burocracias que dificultava o aluguel.

Eu achava que ia ser tão fácil….que engano! É preciso ficar atento em cada detalhe do aluguel para fazer um bom negócio, principalmente, quando o casamento está chegando.

Minha primeira experiência antes do casamento (2013) foi um pouco ruim, porque não encontramos alugueis legais e baratos. Tentamos financiar uma casa ou apartamento pela Caixa, mas a renda não era suficiente. Finalmente, conseguimos encontrar um lugar um mês antes do casório, um apartamento com sala, quarto, cozinha, banheiro e área de serviço compartilhada.

Mas, ao longo desse tempo, fizemos outras mudanças. Recentemente, mudei para uma casa maior e acredito que terei mais oportunidades para organizar muitas coisas na minha vida. E, para ajudar quem está nessa luta, resolvi criar um post sobre 10 coisas que precisamos saber antes de alugar uma casa. Ah! Se tiverem alguma experiência com alugueis e imobiliárias não se esqueçam de compartilhar comentando nesse post.

1. Faça Uma Pesquisa Profunda

Entre em contato com pessoas conhecidas, ande pelo seu bairro, visite site de imobiliárias e pela OLX, na internet. Essa pesquisa irá ajudá-los a encontrar um local adequado. Através da OLX conseguímos conversar com o proprietário e marcar visitas aos imóveis.

2. Tenha um Fiador

O fiador é a pessoa que se responsabilizará pelo pagamento do aluguel caso você não pague. Em grande parte dos alugueis, os donos dos imóveis resolvem optar pelo sistema fiança, mesmo com a dificuldade de encontrar alguém disposto a cobrir os gastos.

3. Faça um Seguro-fiança

É um tipo de seguro feito pelo dono do imóvel intermediado por uma seguradora. Nesses casos, o morador não precisará de um fiador e nem de depositar um caução.

4. Faça um Depósito Caução

É um valor que deve ser pago com antecedência para garantir que o dono do imóvel não terá prejuízos. Geralmente, o valor pode ser três vezes o preço do aluguel que deve ser depositado em uma conta bancária.

5. Contrato de Aluguel ou Locação

É um documento feito entre o inquilino e o dono do imóvel, que deverá ter o direito de residir temporariamente no local. É nele que haverão os direitos e deveres de cada um. As partes envolvidas poderão renovar o contrato antes do prazo de vencimento. Nesse contrato ficará combinado que o valor do aluguel só será reajustado anualmente e com base no índice proposto no contrato.

6. Documentação Necessária

A quantidade de documentos a ser apresentada irá depender da imobiliária. Geralmente, podem pedir CPF, identidade, comprovante de renda, de residência, etc.

7. Inquilino

O inquilino é a pessoa que estará alugando o imóvel. Ela terá algumas regras para cumprir assim como o proprietário. É dever do inquilino pagar o aluguel sem atraso, além do seguro-fiança, caso tenha optado; cuidar do imóvel e caso seja residencial, não utilizá-lo para fins comerciais.

8. Atraso no Pagamento

Caso o aluguel não seja pago em dia, a qualquer momento, o proprietário poderá anunciar um despejo. Mas esses atrasos podem ser negociados entre as partes e se estiver no contrato, o inquilino deverá pagar multa específica.

9. Aviso-prévio

Caso não deseje ficar mais no imóvel, o aviso prévio deverá ser feito com um mês de antecedência. Ele é um documento feito por escrito e protocolado junto a imobiliária. Além disso, geralmente deverá ser feito o pagamento de uma multa por rescisão de contrato.

10. Saída

Quando uma pessoa sai do imóvel, geralmente, as imobiliárias, pedem para pintar as paredes, garantir que está entregando da mesma forma que entrou, além de realizar o pagamento das contas de água, luz e gás ao final do contrato. Então, é necessário se programar para manter a casa em ordem no tempo que estiver morando nela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *