Saúde no Casamento: Exame Pré-Nupcial, Anticoncepcional, Planejamento Familiar e Nutricional

Que tal falarmos um pouco sobre saúde no casamento? Fui a uma palestra no Simplesmente Noivas que me ensinou mais sobre esse tema e fiquei de compartilhá-la no blog.

Atualmente, eu e o meu marido estamos tendo uma disciplina maior para cuidar da nossa mente e corpo. A saúde é um dos itens fundamentais e deve ser levada em consideração antes mesmo de escolher a decoração, buffet, salão de festas e qualquer outro item da lista de casamento. Para isso, existe o exame pré-nupcial que mostrará como está a saúde de seu futuro marido ou esposa.

De acordo com o Dr. Paulo Guimarães, especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Endoscopia Ginecológica, muitos casais fazem exame pré-nupcial quando a esposa já engravidou e isso já é o pré-natal. Não é o ideal! Outra coisa importante é que assim como a mulher, o homem também deve fazer.

 “Os exames pré-nupciais devem ser feitos para que vocês possam viver, amar e morrer juntos. E não simplesmente, amar, casar e enviuvar cedo com doenças que são possíveis de prevenir. Isso faz parte da responsabilidade do casamento de vocês.” advertiu.

Exame Pré-Nupcial e Vacinas

Guimarães informa as principais recomendações, vacinas e exames que devem ser feitos antes do casamento:

  • Glicose (principalmente para mulheres, pois pode haver complicações na gravidez);
  • DST (preservativo não funciona 100%. Há homens que acreditam que sim, mas a região escrotal pode tocar em partes íntimas que não são protegidas pela camisinha. Doenças como herpes labial e genital, HIV, hepatite A e C, etc., podem aparecer);
  • Vacina contra Rubéola – é importante, pois se você contraí-la nos primeiros meses de gravidez, seu bebê pode nascer surdo ou cego. Quem não lembra se tomou a vacina, é necessário pedir um exame específico para o ginecologista;
  • Vacina para HPV (o governo oferece para crianças de 9 a 15 anos). Ela evita complicações ao bebê durante a gestação, DSTs e câncer do cólon do útero;
  • Hemograma e Tipo sanguíneo – é importante entender sobre o fator RH, pois isso pode prejudica a gravidez;
  • Espermograma – se o marido apresentar problemas em seus espermatozoides, poderá ter poucas chances de engravidar a esposa. Se houver, o homem deve passar por tratamento com um urologista.
Obs.:
– As mulheres devem ter todos os seus bebês antes dos 37 anos, após isso, pelo menos 10% da fertilidade será perdida e o bebê corre o risco de nascer com deficiência.
– Uma das doenças que afetam a fertilidade da mulher é a Endometriose. Essa doença causa infertilidade, aumento do fluxo de sangue na menstruação, dor nas relações sexuais e outros efeitos. 70% de mulheres que tem a doença não engravida espontaneamente. É preciso investigar e procurar um tratamento.

Planejamento Familiar

Um dos assuntos polêmicos para um casal é o tal do planejamento familiar.  Um não quer ter filhos ou não deseja ter filhos tão cedo, e o cônjuge acaba ficando chateado por toda a vida! Não se deve colocar desculpas na falta de prazer sexual ou frigidez para evitar o sexo ou a gravidez. Os dois devem conversar e definir o melhor momento para tomar esta decisão. Se a mulher deseja se prevenir e esperar certa idade para a gravidez, o ideal é conhecer os métodos anticoncepcionais corretos e evitar aqueles indicados por amigas. A consulta ao ginecologista é a indicação mais acertada para saber qual se adaptará ao seu organismo.
“Um anticoncepcional é igual vestido de noiva. O vestido de uma, não serve em outra”. confirmou Guimarães.

Tipos de Anticoncepcionais

Existem diferentes tipos de anticoncepcionais para a mulher:

 – Adesivos Anticoncepcionais (vantagem para quem tem gastrite);
Anéis Vaginais (liberam hormônios dentro da vagina);
Mirena (DIU hormonal que tem efeito exclusivo dentro do útero). É um dos mais indicados para o uso.

Planejamento Nutricional

Esse planejamento é tão importante, quanto escolher doces ou salgados da festa. “Deve ser feito antes do casamento”. A saúde, a atividade física e a nutrição são itens essenciais em toda nossa vida. O planejamento nutricional faz parte do trabalho dos noivos e será fundamental para manter a sua saúde e a do seu love em dia! Existem diversos personais trainers, coachings e nutricionistas especializados em ajudá-los a cuidar da saúde cada vez mais!
Gostou do texto? O que acha desses cuidados que os noivos e casados devem ter com sua saúde? Comente aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *