Casamento Online: O que é e como funciona!

O Casamento Online, também conhecido como Cyber Casamento ou Casamento Virtual, está se tornando muito popular entre os noivos. Isto porque plataformas online viraram uma ótima alternativa para aqueles que tiveram que adiar a data do casamento por conta da pandemia ou mesmo querem celebrar na data original.

Mas você sabe o que realmente é um Casamento Online e como ele é organizado? Vamos te contar um pouco mais sobre essa nova modalidade.

O que é casamento online?

O Casamento Online é quando ocorre uma transmissão online e ou videoconferência da cerimônia. A transmissão pode ser feita por plataformas como Google Meet, Zoom, Skype, Redes Sociais (Facebook, Instagram, You Tube), sendo necessário ter uma internet de qualidade e um microfone capaz de captar bem o som.

As lives deram a oportunidade para os noivos que querem transmitir o seu casamento por meio da internet. Estamos na era das lives e o que antes não era costume, virou até tradição usar esse recurso para realizar diversos tipos de eventos. 

Você precisará de um profissional cinegrafista ou videomaker para fazer toda a filmagem e os equipamentos necessários para organizar o seu casamento online. Mas se tiver alguém com um bom conhecimento e uma câmera, já consegue fazer a transmissão, basta seguir os tutoriais das plataformas.

Como o casamento online é organizado?

Quando ocorre o casamento civil realizado pela internet há a presença de testemunhas, o juiz de paz, oficial de paz, todos online, sem precisar ir até o cartório. Além disso, pode-se convidar amigos, familiares, madrinhas e padrinhos para assistir. Para esse casamento é necessário que os noivos solicitem o requerimento nos Cartórios de Registro Civil. Outra opção também pode ser apenas o casal e as testemunhas irem presencialmente ao cartório e realizar a transmissão ao vivo.

Há também o tipo de casamento onde os noivos, o celebrante e alguns familiares estão presentes fisicamente, mas a cerimônia é transmitida pela internet.

Outro tipo de casamento que tem se tornado bastante popular e uma opção neste momento de pandemia é o Casamento Drive-In, quando todos se reúnem em um espaço e assistem, de seus carros, através de um telão.

Escolha uma dessas formas de casamento, converse com todos os envolvidos e veja quais plataformas online serão usadas para a transmissão da sua cerimônia.

Principais Plataformas de Casamento Online

Zoom Meeting: a plataforma de videoconferência que salvou muitos noivinhos na pandemia realiza transmissões online onde os participantes têm a possibilidade de ver a todos. Na versão gratuita há um limite de 40 minutos de transmissão e até 100 pessoas simultâneas, sendo necessário adquirir o plano pro, caso seu casamento dure mais tempo ou tenha mais convidados. 

Google Meet: concorrente do Zoom, é uma plataforma que possui recursos gratuitos para qualquer pessoa com uma conta Google que deseja realizar uma videochamada. Há um limite de 100 participantes e 60 minutos de reunião.

Skype: é possível realizar uma chamada de até 24 horas com 50 convidados. As chamadas de vídeo são gratuitas e não é necessário ter conta. É possível acessar pelo navegador e fazer a videoconferência.

You Tube: você consegue transmitir ao vivo em tempo real e se comunicar com os participantes por meio do feed de vídeo. Na transmissão realizada via dispositivo móvel é necessário ter no mínimo mil inscritos.

Wedy – Celebre Online: é uma plataforma que permite a celebração do casamento online e disponibiliza os principais serviços para organizar o evento. Os noivos contam com site de casamento e lista de presentes, tudo de forma personalizada. A plataforma utiliza Inteligência Artificial para proporcionar a melhor experiência na transmissão online.

Confira a live do casamento da Monique e do Felipe:

Depois de escolher a plataforma, basta criar o convite e enviar para seus convidados. Seu casamento será simples ou fará uma linda decoração com direito a buffet e outros itens? Essa escolha fica a seu critério! Estamos aqui para te fornecer as melhores informações sobre Casamento Online!

Conta pra gente: qual a sua opinião e dúvidas sobre casamento online?