Casamento Solidário: Para quem acredita no amor – Conheça a iniciativa!

Lembrancinhas para Casamento
Lembrancinhas de Casamento Baratas e Criativas a partir de R$ 1 Real
29 de julho de 2018
Casamento Cancelado Covid-19 Coronavírus
Como fica o meu casamento durante a COVID-19?
27 de abril de 2020

Casamento Solidário: Para quem acredita no amor – Conheça a iniciativa!

Casamento Solidário
Noivos do Casamento Solidário

Crédito: Casamento Solidário

Olá!!! Tem um tempinho que publiquei o texto “Amor sem fim: paciente com câncer realiza casamento dos sonhos” onde conheci essa iniciativa interessante e quero contar aqui no blog. O casamento dos casais do texto citado foi organizado pela equipe do Casamento Solidário.

Este é um projeto que surgiu no dia 04 de setembro de 2014 (data da realização do primeiro casamento com doações) e até 2018, já ajudou 150 casais. O objetivo é apoiar noivos que tem o sonho de realizar o casamento com uma cerimônia e recepção simples, mas que não tem condições financeiras para tal.

O Casamento Solidário tem uma ideia parecida com o Fábrica de Casamentos do SBT, porém não é custeado pelo governo ou outra instituição, mas sobrevive de doações. De acordo com a idealizadora e coordenadora do projeto no DF, a fotógrafa Marina Rodrigues, a ideia surgiu por acaso:

“Estava fazendo faculdade de fotografia e eu precisa de um portfólio. Então comecei a pesquisar quem precisava de fotos de graça. Encontrei uma pessoa, mas ela não tinha nada para o casamento e eu consegui montar o casamento. Consegui doações de tudo. E através desse casamento eu percebi que podia ajudar outras pessoas e assim começou o projeto.” Trecho extraído de reportagem do Jornal SBT, em 2016.

Marina informou que cerca de 10 pessoas ajudam diretamente no projeto, mas não é o suficiente. A ideia também foi implementada no Goiás (Entorno), em 2017, cuja coordenadora é Rafaela Borges, porém, ainda não é possível aumentar a quantidade de noivas atendidas no ano. Quando perguntada sobre o que mais desejava ressaltar nesta publicação, ela deixou esta mensagem:

“Gostaria que as pessoas fossem mais solidárias umas com as outras, porque muitas vezes Deus dá oportunidade para realizarem seus sonhos e se casarem e elas deixam suas coisas guardadas. Eu vejo noiva guardando coisas dos seus casamentos por anos ou vendendo por preços absurdos. Não conseguem vender, passam da moda e ninguém mais usa. Eu gostaria que as pessoas fossem mais solidárias, mais amigas, assim muitas conseguiriam realizar seus sonhos.”

Casamento Solidário - noiva assinando papeis casamento

Créditos: Casamento Solidário

Quando começam as inscrições?

As inscrições para o projeto iniciam do segundo semestre do ano, geralmente no mês de julho, e quem quiser participar deve se inscrever pelo site do Casamento Solidário, enviando uma carta sobre a sua história: “As noivas interessadas mandam cartas pra nós, contando a história de suas vidas, quando abrimos novas vagas. Todos os envolvidos no projeto leem e escolhem as histórias mais emocionantes e as pessoas mais carentes.” informou Marina.

Regras para Participar

Existem regras para participar, como por exemplo, os noivos devem ajudar nos outros casamentos, devem contribuir para divulgação dos fornecedores do projeto, concordar que o que sobrar deverá ser doado, deve te um limite máximo de 100 convidados, etc.

Dependendo da modalidade escolhida, os noivos podem ganhar os principais serviços do casamento (convite, cabelo, maquiagem, decoração, vestido, maquete, placas, fotografias, cerimonial do dia, etc.) ou, um dos itens, caso seja algo que esteja faltando no casamento (conhecido como ajuda paralela).

Como Ajudar?

O projeto não conta com ajuda financeira do governo e tem prosseguido com a contribuição de pessoas que acreditam na iniciativa e também daqueles que tem alguns itens/serviços para oferecer (vestidos, ternos, convites, doces, salgados, brigadeiros, refrigerantes, maqueadores, cabeleireiros, cozinheiros, garçons) e até mesmo quem não tem, pode ajudar financeiramente entrando em contato com as coordenadoras.

Decoração Casamento Solidário

Créditos: Casamento Solidário

Quer saber mais sobre o projeto?

Quer doar algo, ajudar o projeto ou até mesmo fazer sua inscrição? Acesse o site do Casamento Solidário!

 

Gostou do texto ou conhece uma iniciativa semelhante? Deixe seu comentário!!

2 Comentários

  1. Maria geralda jesus filha disse:

    Eu tenho um sonho de casas na igreja mais devido às condições financeiras naoi tenho condições de realizar o meu sonho..

    • Olá Maria Geralda!
      Tudo bom?

      Agradeço seu contato. O Casamento Solidário ajuda pessoas como você, mas é necessário morar no DF ou entorno e aguardar o período das inscrições.
      Tenta se organizar e ter fé! Eu também não tinha condições para a realizar meu casamento, mas graças a Deus, muitos amigos e familiares
      nos ajudaram a realizar o nosso sonho e sou muito grata pela vida deles!! Qualquer dúvida sobre casamento, basta enviar nos comentários ou enviar e-mail para o Casei Me Amarrei.
      Estou à disposição!

Deixe uma resposta